5 dicas para evitar estresse no trabalho:

5 dicas para evitar estresse no trabalho:

pess

1) Saber separar a vida profissional da vida pessoal: embora seja um clichê, esse ponto ainda precisa ser levantado. Muitas pessoas tem dificuldade em separar os dois aspectos. Tanto trabalho quanto a vida pessoal são pontos importantes na vida de uma pessoa, misturá-los pode fazer com que ambas não saiam do lugar;

2) Evitar conflitos desnecessários em ambiente de trabalho: são conhecidos esse tipo conflitos, como a competitividade (os famosos puxões de tapete), jogos de poder, implicâncias pessoais, etc. Dentro de um ambiente de trabalho esse tipo de conflito, além de ser estressante, pode interferir de forma negativa na produtividade;conf

3) Não assumir mais compromissos do que é capaz de realizar: conhecer os próprios limites e ser capaz de delegar e dividir as responsabilidades é fundamental. Além de não ultrapassar o próprio ritmo, torna o ambiente de trabalho menos dependente de um único indivíduo estimulando a pró-atividade;

4) Tomar cuidado com a auto cobrança: esse é um ponto delicado. Muitas pessoas são muito auto críticas em relação a seu trabalho, cobrando-se sempre por perfeição. Este ponto gera muito estresse, tanto para o indivíduo, que sempre carregará uma grande pressão interna ao executar qualquer tarefa, quanto para os colegas (muitas vezes, subordinados) que sofrerão com o mesmo tipo de pressão, dessa vez externa, visto que quem costuma ser crítico consigo próprio, também costuma sê-lo com os outros; e por fim

bem

5) Entender que trabalho não é tudo: saber investir energia em outras esferas da vida é essencial para que o trabalho não se torne a única fonte de satisfação pessoal, concentrar toda expectativa no trabalho é esperar que ele supra necessidades que não competem a ele.

 

Ricardo Meloni

Idealista incurável, que acredita no potencial de transformação e de criatividade humana.